Friday, March 6, 2009

Black Feminisms e uma little tiete

Esta conferência aconteceu na Rutgers University New Jersey no dia 3/7/09



Oie querid@s;

Ontem foi dia de novas aventuras. Fui conhecer New Jersey. É um outro estado coladinho a New York, é possível ir de trem, a viagem leva 40 minutos. Lá tem a Rutgers University, onde tenho duas amigas: Kim, que é professora de lá e Amana, sanduicheira como eu...

Eu e Kim, maravilhoso reencontro!!!

Pois bem, esse é um bom pretexto para conhecer novos lugares: "turismo acadêmico"!
Eu fui para a conferência "Black Women in the Ivory Tower" (Mulheres Negras na Torre de Marfim). Essa é uma expressão muito utilizada aqui para se remeter à academia de uma forma geral.
A expectativa era muito grande... afinal este seria o meu primeiro contato com as feministas negras nos EUA. Nomes tão familiares nas minhas inúmeras buscas com meu amigo irmãozão Adriano pelas estantes da biblioteca do IFCH, em um instante se tornavam pessoas reais... Pelos crachás, ia identificando várias delas, e como não entendia totalmente o que falavam e não conehcia ninguém, ficava por vezes viajando, achando inacreditável que isso pudésse estar acontecendo. Mas é, foi real. Um real forte, bonito, emocionante, comovente.
Nessa conferência, as comparações com os espaços feministas negros aí no Brasil pipocavam.
Como aí, mulheres com bebês e seus carrinhos, crianças maiores brincando...







Enquanto a mãe milita, ela se diverte...







Olhares múltiplos de cumplicidade, simpatia, estranhamento e desconfiança tomavam conta do "hall". Quem conhece os foruns de discussão feministas negros sabe exatamente do que estou falando... Entre toda essa mulherada preta, havia Sabrina, a qual não posso deixar de mencionar. Ela é uma jovem socióloga, estudante de doutorado em Harvard, muito doce e simpática. Seu belo rosto (não gosta de fotos, pena!) se somava ao de todas as outras em busca de um conhecimento transformador, uma nova epistemologia...
Momento bonito, forte, mágico. Um encontro de gerações entre jovens e "jurássicas", unidas por dores, angústias, esperanças...




Cabelos os mais diversos, negritude nos seus mais diferentes matizes e conteúdo de "prima" apresentado nas conferências...


E, assim, eu, engatinhando nessa estrada, ganhei mais força para continuar minha trilha...

4 comments:

  1. Gigio,

    Você tem que ir nas configurações do seu blog para autorizar as postagens. Acho que é isso...

    Beijo e boa sorte

    ReplyDelete
  2. Axé.
    As emoções são partilhadas
    Bjs,
    Rose.

    ReplyDelete
  3. Belo texto Giovana. É legal demais quando a gente se depara com alguns dos nossos refenciais teóricos e vê que são pessoas mais que comuns. Uns riem, outros e outras puxam assunto e/ou ficam calados. Tudo isso a gente leva de volta, são as compensações dessa imensa empreitada.
    Marcio

    ReplyDelete
  4. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete