Friday, March 6, 2009

A magia das muçulmanas...

Eu e Munira depois da aula de Inglês


Por aqui o tempo começa a andar mais rápido, a rotina exaustiva de leituras infinitas agora começa a ser conciliada com mais uma nova empreitada: o curso de Inglês. Vamos aos fatos:
Cenário: Brooklyn Adult Center em Bed Stuy, a duas quadras (aqui dizem blocks) da minha casa.
A escola é como aquelas que a gente vê em filmes como "Escritores da Liberdade"... só que nesse caso, Hilary Swank, a "Menina de Ouro", perde para mim...
Não sei se as palavras dão conta de explicar este momento mágico, inesquecível. Sou levada à sala de aula pelo professor - muito simpático que fez o teste comigo. Nos corredores, alunos blacks and latins (aqui são coisas diferentes, outro dia explico!). Para mim estes instantes foram eternos, não sabia o que iria encontrar... e já cansada dos cursos de Inglês tradicionais que sempre trazem John e Mary como personagens, confesso que mesmo com todo meu otimismo, não fazia prognósticos muito positivos...
Pois bem, quando eu chego na porta da sala, a Teacher, Victoria Capeci, muito simpática interrompe a aula e meus novos colegas me dão "welcome". Podem imaginar? Nem eu... Entre eles, muçulmanas que falam Bangla, mexicanos, franceses, yemens... Pois é, o "bagulho é doido"! Não tem jeito, a transnacionalidade nos empurra para o Inglês, único ponto aparentemente em comum que compartilhamos. Esse foi meu ledo engano...
Ao fim da aula, que por sinal é muito boa, as muçulmanas se juntam e vêm ao meu encontro. Isso mesmo: "de bando"! Felizes, sorridentes, amigas, queridas. Uma delas que não fala Inglês chama a sua "interpréte". Ela precisa desesperadamente saber o que eu uso no meu cabelo, pois o dela é igual ao meu... Eu explico e ela anota desesperadamente. Tomada pela curiosidade, já que sua burka me impede de ver seu cabelo, pergunto como ele é: ela diz em gestos: "como o seu, só que maior". A burka fazia com que seu belo rosto se tornasse ainda mais expressivo... e, como uma criança pura, ela segura nos meus cachos, maravilhada, encantada...
Todas se despedem muito felizes e eu, mais ainda... a simplicidade e a força desse momento foram mágicas pra mim...
Com a vitalidade dessas meninas, ganhei minha sexta-feira...

Munira e um de seus filhos



4 comments:

  1. Finalmente abriu um blog hein nega?! Antes tarde do que nunca!!...

    Beijos,

    Kibe.

    ReplyDelete
  2. Oieeee;
    Hahaha! Pois é, segui seu exemplo!
    Bjks!

    ReplyDelete
  3. Oi Gi,
    Um momento realmente especial, porque sincero, sigeloe significativo, para todas vocês, dá até pra sentir!!!!!!!!! E isso porque elas ainda não conhecem, se é que poderão cohecer, o lado fera da Gi!!!!!!!!!!!!!!!
    Grande beijo, muitas saudadessssssssss
    Rose.

    ReplyDelete
  4. Oi Giovana,
    Bom ver você alçar voos na direção de um sonho que, de quebra, vai fortalecer e enriquecer tua formação acadêmica e profissional.
    Aproveite os estudos em NY... e divirta-se tb, pois ninguém é de ferro!
    Beijão,
    Balkar

    ReplyDelete