Wednesday, March 4, 2009

New York é o caldeirão...

Oieee genteeee;



Pois é... quem diria, a mais provinciana das cariocas aqui em NYC, nem eu imaginava isto, mas cá estou...

Aqui, como já disse em outras ocasiões, têm muitas coisas interessantes, aliás, como em qualquer lugar do mundo... Logicamente que toda generalização é perigosa, mas a um primeiro olhar, nas salas e corredores da NYU Library (Biblioteca da NYU), o que s eobserva são asiáticos andando com asiáticos, negros com negros, indianos com indianos e por aí vai porque etnias não faltam aqui...

Não quero dizer com isso, evidentemente, que as pessoas "não se misturam", afinal mistura existe em qualquer lugar do mundo, mas é interessante observar a formação destes microgrupos étnicos presentes nas ruas, nos restaurantes, no train (metrô). Aí no Rio de Janeiro dizem que o Salgueiro - nosso campeão do Carnaval 2009 - "é o caldeirão", mas eu arrisco outro palpite: New York é o verdadeiro caldeirão!!!

Como lidar com tanta diversidade? Sinceramente, I don't know (eu não sei). É engraçado isso, porque o sentimento que eu tenho é que aqui é tão diverso que, por conseqüência tudo e tod@s são ou podem vir a ser nova iorquinos. Logicamente, que "o buraco é mais embaixo", mas a um primeiro olhar tudo "can be" (pode ser).

Imaginem em um mesmo local as seguintes personagens e cenas: uma mulher com burka lendo o Alcorão, dois africanos conversando em crioulo, uma mãe porto riquenha brigando com seu filho, uma jamaicana trançando seu cabelo, uma afrobrasileira (eu!) lendo um livro em Inglês (tentando!) e, tudo isso, sob a contagiante dança de meninos balck american exibindo passos sofisticadíssimos de dança ao som do bom e velho break. O cenário? MTA New York, ou para os mais intímos, simplesmente train (metrô). Diz aí agora! É ou não é o caldeirão?

No comments:

Post a Comment