Saturday, May 23, 2009

Conexão Inglês-Português

Oie moçadaaaa;
Vamos lá! As novidades são infinitas e hoje, 12:39 PM de um sábado, estou animada para escrever. Falo isso porque acho que é importante escrevermos quando nos sentimos motivadas para isso. Aqui, todo o tempo, a vontade de compartilhar experiências com vocês me acompanha, mas, muitas vezes, somos levados pela ilusão do "depois eu escrevo". Pois bem...
Aqui em NYC eu fui abençoada pelos Orixás e consegui constituir uma verdadeira família transnacional. Ela é composta de pessoas que amam e se encantam com cada suspiro da cultura brasileira. Às vezes, chego a ficar envergonhada, pois tenho a impressão que essas lindas pessoas conhecem mais do Brasil que eu mesma. E isso é muito interessante, aprendo muito sobre Brasil com essa rapaziada! Acho isso muito bonito e intenso.
(Da esq./dir.): Natan, Daniel, Eu, Greg.
O Natan e o Greg foram os que primeiro me adotaram. Quando cheguei aqui, não sabia nada de Inglês e fiquei hospedada os dez primeiros dias na casa deles que também é no Brooklyn. Eles são historiadores brasilianistas, ou seja, são estrangeiros que estudam História do Brasil. Os dois são meninos encantadores. Doces, amigos e gente boa toda vida. Esse ano eles estão indo aí para o Brasil. Estão animados, como sempre!!! O Daniel é também se tornou um amigo muito querido. Nós fazemos uma prática muito comum aqui: exchange conversation. Ë uma espécie de intercâmbio de Línguas. Semanalmente numa conversa em torno de 1 hora conversamos meia hora em Português e a outra metade em Inglês e nos corrigimos mutuamente em questões relacionadas ao vocabulário e à pronúncia. Essa é uma experiência muito rica aqui de NYC. A língua realmente é uma porta de entrada essencial para degustarmos as várias possibilidades de alteridade que o mundo nos oferece e que muitas vezes nos sentimos tolidos de aproveitar. Salva o exchange!!! Isso tem sido fundamental para o desenvolvimento do meu Inglês. Eles dizem que eu tenho improved (melhorado) bastante. E eu estou acreditando, de fato, hoje tenho um nível de comunicação e expressão que nem se compara ao dos meus primeiros dias nessa terra de todas as línguas e sotaques. Porque o desafio aqui em NYC não é apenas aprender o Inglês. Você precisa desenvolver sua capacidade de escuta o tempo inteiro porque você conversa Inglês com arábes, indianos, turcos, japoneses, mexicanos, argentinos, vietnamitas, tailandeses... Não há como descrever a infinidade de accents (sotaques) com os quais nos deparamos a todo tempo. E isso é muito intenso e desafiador.

Essa é minha querida amiga Karen. Assim como com Daniel, também tenho a oportunidade de fazer exchange conversation com ela.

A Karen é mais um presente de NYC. Ela é estudante de mestrado na NYU também. É uma menina muito doce e simpática, conversamos sobre as coisas mais variadas, geralmente em algum café e ultimamente no parque para aproveitar o calor do sol e o azul do céu. É legal pensar que eu cheguei a Karen graças a querida amiga Aline, que ano passado foi uma sanduicheira como eu. Em junho, a Karen está indo visitar vocês aí no Brasil, então nesta segunda, dia 25, ela vai fazer um mega pic nic de despedida no Central Park. Oba, mal posso esperar!!!
De fato eu tenho sido abençoada. Pessoas incríveis têm adentrado a minha jornada aqui, o que torna NYC cada vez mais inesquecível para mim. É louco, ainda tenho quase 7 meses pela frente, mas já estou com saudade.
A Yuko é mais uma brasilianista. Ela é uma menina mais que inteligente, dona de um coração muito generoso. Amiga e companheira, ela foi fundamental para minha sobrevivência aqui nos primeiros tempos com suas traduções e orientações de nomes de ruas e lugares. Além disso, ela sempre tem uma palavra de apoio e um ouvido muito bom e sensível para escutar seus amigos. Adoro ela também. Esse ano ela ficou muito feliz porque depois de dez anos sua mãe veio visitá-la aqui em NY. Ela vai frequentemente ao Japão, mas sua mão não vinha aqui há uma década e eu sei que sua visita foi um momento muito especial. Eu fiz parte de uma noite mágica. Yuko reuniu seus melhores amigos em uma linda e agradável cantina italiana em Manhattan e juntos jantamos e cantamos Happy Birthday para sua mãe. Esse foi um dia especial!!! A mão dela tinha os olhos brilhando assim como a filhota. Foi bonito de ver. Assim como eu, ela é filha única.

Yuko, sua mãe e eu numa noite inesquecível

A lista de pessoas queridas não pára por aqui, por isso eu continuo aqui alimentando a minha doce ilusão de ir apresentando cada um desses incríveis personagens detalhadamente, afinal cada uma delas merece no mínimo um post específico. Mas vamos lá, com o tempo vou conseguir falar um pouquinho de cada uma dessas extraordinárias pessoas...

Axé!

No comments:

Post a Comment